Hemoba precisa de doadores com fator RH negativo

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registra estoque mínimo de sangue com fator RH negativo e está precisando, com urgência, de doadores para reposição. A necessidade em questão visa atender, sobretudo, as cirurgias de caráter eletivo.

No momento, a fundação passa por um estado crítico nesses primeiros dias de agosto em relação aos tipos sanguíneos com fator RH Negativo. Diante disso, o órgão convoca todos os doadores de fator negativo para que contribuir para garantir o estoque de sangue.

O hemocentro coordenador da Hemoba fica localizado em Salvador, na Ladeira do HGE - Hospital Geral do Estado - a coleta funciona de segunda a sexta - 7h30m às 18h30m, e aos sábados de 7h30m às 12h30m.

É importante ressaltar que os doadores regulares precisam observar os intervalos entre as doações. No caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias. Doar sangue é seguro, por isso, qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, e com idade entre 16* e 69 (*acompanhados dos pais ou responsáveis legais) podem doar.

O doador precisa possuir mais de 50 kg e não deve estar em jejum. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Antes do procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e depois é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

Ascom da Hemoba  
Hemoba/negativo

 

Youtube Flickr Facebook Twitter