Martagão Gesteira e Hemoba promovem campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea

Parceria que salva vidas! É a forma que pode ser chamada a ação que acontece de 10 a 13 de novembro, no Hospital Martagão Gesteira, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). Mais uma vez, fundação e o hospital vão promover, na capital baiana, uma campanha de doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea.

A campanha, que está agendada para começar a partir das 8h, se prolongará até o fim da tarde, encerrando os atendimentos às 17h. O evento acontece nas dependências do Hospital Martagão Gesteira, que fica localizado no bairro do Tororó em Salvador, e o Hemóvel - unidade móvel de coleta de sangue da Hemoba - vai estar presente atendendo a todos os candidatos à doação.

O objetivo da campanha é estimular a doação entre pais, funcionários e toda a comunidade do entorno do hospital, além de conscientizar os baianos sobre a importância do gesto de solidariedade.

Sobre o Martagão Gesteira - É uma instituição filantrópica que há 50 anos atende crianças e adolescentes de toda a Bahia. Sendo referência no atendimento em diversas especialidades pediátricas, tendo à frente os mais importantes e respeitados profissionais. O Hospital conta com uma estrutura de 220 leitos e mais de 20 especialidades médicas. Cerca de 4 mil atendimentos e 700 cirurgias mensais são realizadas através do SUS, com referência para tratamentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia.

Critérios de Doação - Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais; e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Não podem doar sangue mulheres grávidas, ou em fase de amamentação; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

Sobre o Hemóvel - O Hemóvel precisa interromper as suas atividades por 1 hora para alimentação da equipe - o horário da pausa poderá variar de acordo com o fluxo de doadores. Existe um limite de cadastros e atendimentos para cada turno do dia - os cadastros serão interrompidos assim que completar a capacidade máxima de atendimento da unidade.

 

Fonte: Hemoba/HMG

/hemoba/martagão

 

Youtube Flickr Facebook Twitter