Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde sem Fronteiras rastreamento do câncer de mama começa nesta segunda-feira

Saúde sem Fronteiras rastreamento do câncer de mama começa nesta segunda-feira

O ano novo já começou e o Saúde sem Fronteiras já está de volta para dar prosseguimento ao programa de rastreamento do câncer de mama. Nesta segunda-feira, 11, e até o dia 16, as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, dos municípios de Pé de Serra e Capela do Alto Alegre poderão realizar mamografia. Já no período de 11 a 25, o programa atenderá à população feminina do município de Irará, e de 18 a 28 de janeiro, serão atendidas as mulheres de Mundo Novo.

O atendimento é feito em seis unidades móveis e o seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

A 2ª fase do programa de rastreamento do câncer de mama, que atenderá as mulheres que já passaram pela 1ª fase, ou seja, que já realizaram o exame de mamografia e tiveram imagens inconclusivas, começa também este mês de janeiro. Nesta fase, elas passarão por consultas com mastologistas, realizarão ultrassonografia e, aquelas que tiverem indicação, farão punção com agulha, para que possam dar início ao tratamento.

De acordo com informações da equipe da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), neste início de ano, a 2ª fase começará no período de 19 a 21 de janeiro, com atendimento para as mulheres de Maragogipe e Cruz das Almas. Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, a 2ª fase começará para as mulheres de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Saúde sem Fronteiras

Planejado para levar serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel) a diversos pontos da Bahia, o Programa Saúde Sem Fronteiras foi lançado em outubro do ano passado. Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades.

Criado pela Sesab, o Programa está levando, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, as chances de cura chegam a 95%.

Ascom/Sesab
/saúde sem fronteiras/rastreamento/começa

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014