Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde sem Fronteiras encerra mais uma etapa de atendimento em oftalmologia

Saúde sem Fronteiras encerra mais uma etapa de atendimento em oftalmologia

Encerrada neste domingo (31/01) a 90ª etapa do programa Saúde sem Fronteiras Oftalmologia, na região de Guanambi, tendo Caetité como município executor. Em sete dias (25 a 31), foram feitas 2.625 consultas e 1.537 cirurgias de catarata. De acordo com Enádio Moraes, diretor de Programas Estratégicos (Dipro) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as fortes chuvas caídas na região não permitiram a realização de mais atendimentos.

A estratégia itinerante mobilizou uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio. O público alvo era formado por alunos do TOPA - Todos pela Alfabetização, e a população com idade a partir de 60 anos, residentes nesta região.

Na oportunidade, também foi realizado o curso para profissionais da Atenção Básica, na prevenção, detecção e tratamento do Tracoma e Triquíase. Participaram 19 técnicos dos 21 municípios da região.

Tracoma é uma afecção ocular crônica, considerada a doença de maior disseminação no mundo, responsável por muitos casos de cegueira. A faixa etária mais acometida é a de crianças de 1 a 10 anos, que apresentam a forma ativa da doença. Nas faixas etárias mais altas, a prevalência da forma ativa é baixa, entretanto, as formas cicatriciais predominam.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/final Caetité

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014