Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Cepred realiza mutirão de exames para bebês com microcefalia

Cepred realiza mutirão de exames para bebês com microcefalia

Bebês que tiveram confirmação de microcefalia poderão participar de um mutirão realizado pelo Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred) para detecção de problemas na audição. Os atendimentos ocorrerão no próximo dia 5, e no período de 7 a 12 de março. As crianças passarão por dois exames, o BERA - Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico e o OEA - Otoemissão Acústica Evocadas.

Nas datas 5, 7 e 11 durante todo o dia e 10 pela tarde, serão atendidos os bebês de Salvador. Nos dias 8 e 9, nos dois turnos, e 10, no período da manhã, o atendimento será para as crianças do interior do estado. O dia 12 será reservado para os bebês residentes nos municípios da região metropolitana de Salvador.

Os atendimentos serão realizados pela equipe multidisciplinar do Cepred e os bebês terão acompanhamento na própria unidade ou em outras instituições, onde passarão por reabilitação, caso haja a necessidade

A diretora do Cepred, Normélia Quinto, explica que os agendamentos estão sendo feitos pelas secretarias municipais de saúde e informados às mães dos bebês. "Caso alguma mãe não tenha sido contactada pela secretaria municipal de saúde, orientamos que elas busquem o órgão para que seja feita a marcação", pontuou Normélia.

Os exames

O Bera avalia a integridade funcional do nervo auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Entre algumas das indicações estão o diagnóstico precoce da perda auditiva, o acompanhamento da maturidade das vias auditivas no quadro de hiperbilirrubinemia (concentração anormalmente alta de bilirrubina no sangue) neonatal e também detecção de tumores do nervo auditivo.

O exame OEA é indicado também para verificação de perda auditiva. Para a realização do teste, é colocada uma sonda na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe, no computador, as respostas sonoras que a cóclea (órgão auditivo) da criança produz. Se as emissões otoacústicas estiverem presentes o exame é normal. Se estiverem ausentes pode ser que haja deficiência auditiva ou uma imaturidade do sistema auditivo.

Ascom Sesab
microcefalia/mutirão cepred

Nas datas 5, 7, 8 e 9 durante todo o dia e 10 pela manhã, serão atendidos os bebês de Salvador. No dia 10, no período da tarde, e 11 nos dois turnos, o atendimento será para as crianças do interior do estado. O dia 12 será reservado para os bebês residentes nos municípios da região metropolitana de Salvador.

Os exames

Ascom Sesab