Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Voluntários do Sertão atendem mais de 20 mil pessoas em Santa Cruz de Cabrália

Voluntários do Sertão atendem mais de 20 mil pessoas em Santa Cruz de Cabrália

"Não enxergava nada há anos e hoje isso vai mudar, pois não tenho medo de nada". Prestes a entrar no centro cirúrgico, a senhora Perovina Cardoso dos Santos, 75 anos, moradora de Coroa, distrito de Santa Cruz Cabrália, esbanjava confiança antes de fazer a cirurgia de catarata. Ela é uma 1.500 pessoas que entre os dias 18 e 21 de abril serão submetidas a este procedimento cirúrgico e participam da 16º edição dos Voluntários do Sertão, que é apoiado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e acontece em Santa Cruz Cabrália.

Essa é uma pequena parte da iniciativa que envolve atendimento médico e odontológico para mais de 20 mil pessoas em apenas uma semana. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas - Boas, e a deputada estadual, Fabíola Mansur, conferiram de perto os atendimentos. "É uma ação impressionante, que movimenta 700 voluntários e essa edição teve um foco especial na comunidade indígena da Bahia, com a presença de 55 aldeias oriundas de 11 municípios", afirma Vilas - Boas.

De acordo com o idealizador do projeto Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, nas 20 carretas que estão no evento são realizados diversos serviços, como odontologia, oftalmologia, densitometria óssea, eletrocardiograma, ultrassonografia, exames de mamografia, raio-x e também procedimentos cirúrgicos diversos. A expectativa é que até sexta-feira a ação contemple 35 mil municípios e sejam realizadas mais de 500 cirurgias diversas, entre elas, vasectomia, laqueadura, hérnia, além de procedimentos dermatológicos para a retirada de cistos e sinais, bem como três mil consultas médicas e 14 mil outros atendimentos.

Estão presentes 102 médicos nas áreas de pediatria, ginecologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, cardiologia, gastroenterologia, anestesia, cirurgia geral, urologia, dermatologia, clínica geral e ainda profissionais de psicologia, nutrição e odontólogos.

Saúde Sem Fronteiras

Também em Paulo Afonso, município distante 400km de Salvador, está acontecendo atendimentos oftalmológicos e cirurgias de catarata para a população da região. A iniciativa é da Sesab por meio do programa Saúde Sem Fronteiras - Oftalmologia, e até amanhã terão sido atendidas 5 mil pessoas.

 


Ascom Sesab
/voluntários do sertão/cabrália

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014