Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Rastreamento do câncer de mama começa em Lauro de Freitas, Jandaíra e Itamari

Rastreamento do câncer de mama começa em Lauro de Freitas, Jandaíra e Itamari

Começa amanhã (11) nos municípios de Lauro de Freitas, Jandaíra e Itamari as ações da estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. As mulheres de 50 a 60 anos, faixa etária mais afetada pelo câncer de mama, poderão fazer exames de mamografia gratuitamente. Para ser atendida é preciso levar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Em Lauro de Freitas, 9.620 mulheres podem realizar o exame de mamografia na unidade móvel que estará estacionada na Praça João Tiago dos Santos, no período de 11 a 27 de agosto, na Praça da Matriz. Em Jandaíra, a unidade móvel estará na Praça Horácio de Farias (em frente à Prefeitura Municipal), do dia 11 a 13 de agosto, e 491 mulheres estão aptas e dentro da faixa etária preconizada para o exame. Em Itamari, a unidade estará na Praça José Inácio de Vasconcelos, de 11 a 13 de agosto, com uma população feminina de 560 mulheres na faixa de 50 a 60 anos.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S/M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/rastreamento Lauro de Freitas, Jandaíra e Itamari