Mutirão de Cirurgias

O Mutirão de Cirurgias, serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. Serão atendidas somente pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico.

O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.

Tipos de Cirurgias

Inicialmente estão contempladas: cirurgias de vesícula, hérnia, útero e miomas. Posteriormente, serão adicionados outros tipos de cirurgias ao programa.

Como funciona

O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.

Pré-operatórios

No pré-operatório, serão realizados exames de raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista.

Como se cadastrar

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações.

Cronograma

Todos os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto. O mutirão será iniciado nas macrorregiões sul, leste, centro-leste e extremo sul, entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Fazem parte desses territórios 208 municípios.

SITE DO MUTIRÃO DE CIRURGIAS

>>Serviços Programa Saúde Sem Fronteiras