Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Itanagra e Itiruçu recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama

Atenção mulheres de 50 a 69 anos, residentes nos municípios de Itanagra e Itiruçu, começa amanhã (19), o Rastreamento do Câncer de Mama do Programa Saúde sem Fronteiras. Serão realizados exames de mamografia, que detectam precocemente o câncer de mama. Para ser atendida é preciso levar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

As unidades móveis estarão estacionadas em Itiruçu, na Praça Gilberto Scaldafferri, mais conhecida como Praça da Feira, de 19 a 24 de agosto. Já em Itanagra, a unidade ficará na Praça Eurico de Freitas, em frente à Prefeitura Municipal, durante os dias 19 e 20 de agosto. O atendimento será feito das 7 às 18h. Cerca de 1.400 mulheres estão aptas, nos dois municípios, a realizarem o exame de mamografia.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro), e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/Rastreamento Itanagra e Itiruçu