Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Rastreamento do Câncer de Mama começa segunda-feira em Araçás e Bonito

Rastreamento do Câncer de Mama começa segunda-feira em Araçás e Bonito

Com o objetivo de atender a uma demanda reprimida no que se refere ao exame de mamografia, para o rastreamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), inicia nesta segunda-feira (22), as ações do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios de Araçás e Bonito.

Nesses dois municípios, 1.203 mulheres, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia, bastando levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. As unidades móveis estarão estacionadas das 7 às 18h, nos seguintes locais: Araçás, de 22 a 25, na Praça da Matriz, em frente à Prefeitura Municipal; Em Bonito, a unidade estará de 22 a 27 de agosto, na Praça Benedito Lima, na Pousada Olho D´Água.

De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, elas são encaminhadas para a segunda etapa do programa. "As mulheres que precisam de exames complementares para fechar o diagnóstico passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, elas realizam punção e biópsia", explica.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença, serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, para a realização do tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. "Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado", esclarece Dourado.

L.S./M.Tb. 909-Ba
/saúde sem fronteiras/rastreamento Araçás e Bonito