Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mutirão de Cirurgias realizará 400 procedimentos em Ipiaú

Mutirão de Cirurgias realizará 400 procedimentos em Ipiaú

Cerca de 400 cirurgias serão realizadas no período de 5 a 22 de setembro no município de Ipiaú, resultado do projeto Mutirão de Cirurgias, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhou de perto o início das consultas e exames pré-operatórios na tarde desta sexta-feira (2).

Nesta etapa, além dos moradores de Ipiaú, o projeto beneficiará residentes de Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ibirataia, Itagi, Itagibá e Jitaúna. Serão realizadas cirurgias de Hérnias inguinal, umbilical, recidiva e epigástrica, Vesícula, Miomectomia e Histerectomia.

De acordo com o secretário, a meta do Governo do Estado é realizar 20 mil cirurgias em toda a Bahia nos próximos 12 meses. "Além da consulta com um cirurgião e um anestesista, o pré - operatório, que é realizado em unidades móveis, contempla exames de Eletrocardiograma, RX de tórax (maiores de 45 anos) e Ultrassonografia", destaca Vilas-Boas.

O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que este é um projeto importante para todos os 417 municípios. "Identificamos que a população aguardava meses e até anos para realizar uma cirurgia porque a prefeitura não conseguia oferecer o acesso adequado à estrutura hospitalar. E um exemplo disso é Ipiaú, que é uma das localidades com o maior número de pacientes em lista de espera e, nesse sentido, o Governo do Estado resolveu ajudar os municipios a eliminar a fila de espera dos procedimentos cirúrgicos de maior demanda", afirma o secretário.

Agenda de Setembro: ainda no mês de setembro, o Mutirão de Cirurgias começará os atendimentos nas cidades de Jaguaquara, onde, nos dias 12 e 13, a unidade móvel ficará na Praça JJ Seabra, e em Camaçari, onde os exames pré-operatórios serão feitos na unidade móvel instalada no Centro Administrativo de Camaçari, entre os dias 15 e 18. Ao todo, moradores de 18 municípios serão beneficiados com a realização da ação nestas duas cidades.

Como se cadastrar: o cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Além de procurar a secretaria da saúde de sua cidade, os pacientes ainda contam com o telefone 0800 071 4000 para obterem mais informações.

Ascom/Sesab
Mutirão de Cirurgias