Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Com hospital reformado, mutirão inicia cirurgias em Ipiaú

Com hospital reformado, mutirão inicia cirurgias em Ipiaú

A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias no município de Ipiaú, no sul do estado, começou nesta segunda-feira (5), depois de três dias de consultas e exames pré-operatórios. Esta fase consiste na realização dos procedimentos cirúrgicos, que são retirada de útero e de vesícula, além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e também umbilical.

Para receber o Mutirão de Cirurgias, o Hospital Geral de Ipiaú (HGI), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, passou por reforma, ampliação e ganhou equipamentos. De acordo com o diretor da unidade, João Henrique Sampaio, entre aparelhagem e reforma, os recursos aplicados no hospital chegam a R$ 500 mil.

"O número de enfermarias aumentou de 13 para 16. Tínhamos duas salas de cirurgia, agora são três. Também recebemos uma máquina de lavar e uma de secar novas, além de colocar o autoclave [esterilizador de instrumentos cirúrgicos] para funcionar após realizarmos melhorias na rede elétrica", explica o diretor.

Até o próximo dia 22, de acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, serão realizadas "uma média de 20 cirurgias por dia em pacientes encaminhados pelo mutirão".

Nesta segunda (5), o autônomo Edmilson Santos, 55 anos, morador de Itagi, chegou cedo à unidade de saúde, onde foi submetido à cirurgia de hérnia umbilical. Depois de três horas de observação, ele recebeu alta hospitalar. "Não imaginei que seria tão rápido. Estou me sentindo bem. Fui muito bem atendido. Quero agradecer a toda a equipe que tratou a gente bem todo o tempo".

Após a alta, cada paciente recebe um kit com orientações para o período pós-operatório e medicamentos. A assistente social do HGI, Valéria Farias, explica que "também é entregue um cartão informando o dia do retorno, o horário e o nome do médico que irá atender".

Fonte: Secom
Cirurgia eletiva/cirurgia ipiau

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014