Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Ações do Saúde sem Fronteiras estão em São Caetano e Matatu de Brotas

Ações do Saúde sem Fronteiras estão em São Caetano e Matatu de Brotas

As ações do Saúde sem Fronteiras estão sendo executadas a partir de hoje (26), nos bairros de São Caetano e Matatu de Brotas. Em São Caetano teremos o odontomóvel e em Matatu de Brotas, estamos com as ações do Odontomóvel e do Rastreamento do Câncer de Mama. As carretas estarão estacionadas até o dia 1º de outubro (sábado), nos seguintes locais: São Caetano, na Rua Vicencia Francisca, nas quadras de esporte; Matatu de Brotas, na Rua Edson Saldanha, final de linha do Vale do Matatu, área mais conhecida como Baixa do Tubo.

Para o atendimento, que acontece das 7 às 18h, é preciso levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência. Para a realização de mamografia, no Rastreamento do Câncer de Mama, o público alvo são mulheres de 50 a 69 anos de idade. Enquanto aguardam o atendimento para o Odontomóvel, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal.

Odontomóvel

Até o dia 1º de outubro (sábado), os serviços de odontologia estarão sendo ofertados em duas carretas equipadas com consultórios. A população terá acesso aos serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), coordenado pela Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), e tem por objetivo levar atendimento especializado para áreas carentes desse tipo de atenção. As unidades móveis são compostas por conjuntos odontológicos equipados com moderna tecnologia, de forma que trabalham, ao mesmo tempo, até dez dentistas, além de outros profissionais que atendem em tendas, instaladas na parte externa.

Rastreamento do Câncer de Mama

De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, elas são encaminhadas para a segunda etapa do programa. "As mulheres que precisam de exames complementares para fechar o diagnóstico passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, elas realizam punção e biópsia", explica.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença, serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, para a realização do tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. "Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado", esclarece Dourado.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/odontomóvel

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014