Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Vitória da Conquista recebe o programa Saúde sem Fronteiras

Vitória da Conquista recebe o programa Saúde sem Fronteiras

A partir de amanhã (8) a população de Vitória da Conquista vai contar com os serviços do programa itinerante Saúde sem Fronteiras, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até o dia 28 serão oferecidos serviços de Rastreamento do Câncer de Mama, Odontomóvel e Hemóvel (doação de sangue).

O Rastreamento do Câncer de Mama atenderá mulheres de 50 a 69 anos em uma unidade móvel, que ficará estacionada na Praça Rio Branco, no centro da cidade, com a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

As ações do Odontomóvel vão permitir que a população tenha acesso aos serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

Duas unidades móveis estarão disponíveis para o atendimento à população em geral. A primeira, que ficará estacionada na Base de Segurança da Polícia Militar, tem dez consultórios e capacidade de realizar 150 atendimentos por dia. A segunda, que estará visitando alguns distritos do município de Vitória da Conquista, conta com sete consultórios e poderá atender até 110 pacientes por dia.

Já o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, possibilita coletar até 120 bolsas de sangue por dia e ficará estacionado nas proximidades do Shopping Conquista Sul. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos leves e sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014