Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Governo do Estado leva ações de saúde para Vitória da Conquista

Governo do Estado leva ações de saúde para Vitória da Conquista

A partir desta segunda-feira (10), pacientes da região de Vitória da Conquista com o diagnóstico cirúrgico para a retirada de útero e de vesícula, além de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical podem fazer as consultas e exames pré-operatórios gratuitamente nas unidades móveis da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que estão localizadas na Praça Sá Barreto, no centro da cidade. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, acompanhou o primeiro dia de funcionamento do Mutirão de Cirurgias, cuja meta é realizar 1.200 procedimentos na região.

Hildebrando Batista, 55 anos, foi um dos primeiros pacientes a ser atendido. "Há seis meses tenho o diagnóstico de hérnia inguinal e, sinceramente, não pensei que fosse fazer a cirurgia nessa década, mas isso é uma bênção e na próxima semana estarei curado", conta.

O titular da pasta da Saúde explica que "o pré-operatório acontece entre os dias 10 e 16 de outubro, com a realização dos exames de ultrassonografia (USG), raio x e eletrocardiograma (ECG), enquanto as cirurgias terão início no dia 17, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC)", afirma Fábio Vilas-Boas.

O cadastramento dos pacientes está sendo feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Mais informações: 0800-071-4000 ou junto à secretaria da saúde da sua cidade.

Além de Vitória da Conquista, podem ser atendidos os pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal. As regiões de Camaçari, Ipiáu, Jaguaquara e Jequié já receberam as etapas do Mutirão de Cirurgias Eletivas, com mais de 1.000 cirurgias realizadas.

Saúde sem Fronteiras

O município também recebe, até o dia 28, o programa Saúde sem Fronteiras, que oferece serviços de Rastreamento do Câncer de Mama, Odontomóvel e Hemóvel (doação de sangue).

O Rastreamento do Câncer de Mama atenderá mulheres de 50 a 69 anos em uma unidade móvel, que está estacionada no Centro Cultural Glauber Rocha, com a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

As ações do Odontomóvel vão permitir que a população tenha acesso aos serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Duas unidades móveis estão disponíveis para o atendimento à população em geral. A primeira, que está estacionada na Base de Segurança da Polícia Militar, tem dez consultórios e capacidade de realizar 150 atendimentos por dia. A segunda, que visita alguns distritos do município de Vitória da Conquista, conta com sete consultórios e atenderá até 110 pacientes por dia.

Já o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, possibilita coletar até 120 bolsas de sangue por dia e está estacionado na avenida Filipinas. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos leves e sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Ascom/Sesab

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014