Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa nas regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim

Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama estará no período de 10 de abril a 5 de maio na Região de Jacobina, visitando cinco municípios, e de 10 de abril a 3 de junho, na Região de Senhor do Bonfim, em sete municípios.

Na Região de Jacobina, estão pactuadas 5.399 mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Diariamente, serão ofertadas 140 mamografias. Já na Região de Senhor do Bonfim, 10.929 mamografias deverão ser realizadas.

Inicialmente, as unidades móveis estarão estacionadas em: Caldeirão Grande de 10 a 18 de abril, na Praça Castro Alves; Mairi de 10 a 25 de abril, na Praça Juracy Magalhães, em frente à Policlínica; Umburanas de 10 a 18 de abril, na Praça Ribeiro Granja, em frente à Prefeitura Municipal; Caém de 10 a 13 de abril, na Praça Dr. Brotelis, na sede da USB, em frente à Prefeitura Municipal; Campo Formoso, de 10 a 29 de abril, na Praça Herculano Menezes e Senhor do Bonfim de 10 a 29 de abril, na Rua Estádio Municipal, no bairro da Gamboa.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteira/rastreamento Campo Formoso e Caldeirão Grande