Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mutirão de Cirurgias começa dia 18 na Região de Porto Seguro

Mutirão de Cirurgias começa dia 18 na Região de Porto Seguro

Atenção população da Região de Porto Seguro: no dia 19 (terça-feira), começa mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias. Desta vez, as pré-consultas serão realizadas em dois municípios: Eunápolis e Porto Seguro.

A unidade móvel tem capacidade para atender a 160 pacientes por dia, começando o atendimento às 7 horas.

A primeira etapa das pré-consultas será em Eunápolis, nos dias 18 e 19, e a unidade móvel estará estacionada na Praça da Bandeira, em frente ao Restaurante Giovani, no final da Avenida Porto Seguro. Nesta etapa, serão atendidas as pessoas residentes em Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itapebi.

Na segunda etapa, que acontece em Porto Seguro nos dias 21, 22 e 23, a unidade móvel estará realizando as pré-consultas na Passarela do Descobrimento. Serão atendidos os residentes em Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz de Cabrália.

O Mutirão de Cirurgias faz parte das ações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e tem por objetivo reduzir a fila de espera para alguns procedimentos médicos. O programa foi lançado em agosto de 2016 e deverá atender a 13 mil baianos no período de um ano.

Durante a realização do mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 23, no Hospital Regional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Já os pacientes que farão procedimento de histerectomia, devem levar resultados de exame preventivo. Além disso, todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento

/cirurgias eletivas/mutirão Porto Seguro