Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Em maio, o Mutirão de Cirurgias estará na Região de Teixeira de Freitas

Em maio, o Mutirão de Cirurgias estará na Região de Teixeira de Freitas

O mês de maio começa com o Mutirão de Cirurgias, ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), visitando cinco cidades da Região de Teixeira de Freitas: Caravelas, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas. Os pacientes passarão, inicialmente por uma pré-consulta, para depois realizarem os procedimentos cirúrgicos: Hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), Histerectomia e Colecistectomia.

O atendimento começa com as pré-consultas, realizadas em uma unidade móvel com capacidade de realização de 180 atendimentos. Os trabalhos começam às 7h e prosseguem até as 18h. Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Calendário dos atendimentos

Em Caravelas, as pré-consultas serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 e a unidade móvel estará estacionada na Praça Teófilo Otoni, no Centro da cidade, atendendo aos pacientes de Nova Viçosa, Mucuri, Itabatã e Caravelas. As cirurgias serão realizadas a partir do dia 24 de maio, no Hospital Geral de Prado.

Em Itamaraju, teremos a realização das pré-consultas nos dias 7 e 8 e a unidade móvel ficará estacionada na Praça Castelo Branco, ao lado da Rodoviária. Além dos pacientes de Itamaraju, serão atendidos também os do município de Jucuruçu. As cirurgias começam também no dia 24 de maio, e serão feitas no Hospital Geral de Prado.

Já nos dias 10 e 11, as equipes estarão no município de Prado, com a unidade móvel estacionada na Praça da Matriz, na Avenida 2 de Julho, em frente a agência do Banco do Brasil. Também serão atendidos os pacientes de Alcobaça. As cirurgias começam a ser feitas no dia 24, no Hospital Geral de Prado.

Em Medeiros Neto, as pré-consultas serão feitas nos dias 13 e 14, com a unidade móvel estacionada na Praça Gentil Aguillar, no bairro de Aparecida. Nesses dias, também serão atendidos os pacientes dos seguintes municípios: Itanhem, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão e Ibirapuã. As cirurgias começam a ser feitas no dia 10 de junho, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Finalmente, de 16 a 18 serão realizadas as pré-consultas de Teixeira de Freitas. A unidade móvel ficará no Estacionamento do Shopping Pátio Mix, na Avenida São Paulo. As cirurgias começam no dia 10 de junho, também no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Ascom Sesab
/mutirão de cirurgias/Teixeira de Freitas 2