Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > População de Prado foi atendida pelo Mutirão de Cirurgias

População de Prado foi atendida pelo Mutirão de Cirurgias

"Este mutirão foi a melhor coisa que aconteceu pra gente aqui, pois descobri desde 2013 que tinha mioma e estava tentando este tempo todo fazer essa cirurgia. E hoje saio daqui muito feliz, com ela marcada (cirurgia) para o dia 25". Este foi o relato de Josenildes Rita Conceição Batista, 50 anos, que havia acabado de passar pelo atendimento  pré-operatório do Mutirão de Cirurgias, que fica em Prado até hoje (11).

A iniciativa do governo do estado, executado através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), visa reduzir a fila de cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, mioma e histerectomia nos municípios. A prefeita de Prado, Mayra Brito, ressaltou a importância do mutirão para a população, mas também para as prefeituras que têm seus custos reduzidos uma vez que não precisam levar seus munícipes até Salvador para realizar estes procedimentos. "É uma sensibilidade do governador trazer esse mutirão para os municípios proporcionando conforto para os pacientes que não precisam se deslocar, além de reduzir os nossos custos, possibilitando, com isso, que as prefeituras, a partir de agora, se organizem para resolver suas demandas de saúde sem precisar que os pacientes esperem meses ou até anos para serem atendidos".

De acordo com o secretário da Saúde de Prado, Luciano Mota, “esta parceria do governo do estado é muito importante, pois só no nosso município havia 253 pacientes inscritos na fila única”.  Ele acrescentou que para ninguém ficar sem realizar o procedimento, há um laboratório para suporte, caso alguém precise fazer exame complementar, além dos exames oferecidos pelo Mutirão.

Mutirão de Cirurgias

O mutirão foi lançado em setembro do ano passado pelo governo, com a meta de atender gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. O atendimento começa com as pré-consultas, realizadas em uma unidade móvel com capacidade de realização de 180 atendimentos. Os trabalhos começam às 7h e prosseguem até as 18h. Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Calendário dos atendimentos

Em Medeiros Neto, as pré-consultas serão feitas nos dias 13 e 14, com a unidade móvel estacionada na Praça Gentil Aguillar, no bairro de Aparecida. Nesses dias, também serão atendidos os pacientes dos seguintes municípios: Itanhem, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão e Ibirapuã. As cirurgias começam a ser feitas no dia 10 de junho, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Do dia 16 ao 18 serão realizadas as pré-consultas de Teixeira de Freitas. A unidade móvel ficará no Estacionamento do Shopping Pátio Mix, na Avenida São Paulo. As cirurgias começam no dia 10 de junho, também no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.