Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mães são homenageadas durante atendimento no Mutirão de Cirurgias

Mães são homenageadas durante atendimento no Mutirão de Cirurgias

Se as mães já são tão especiais, o que dizer daquelas que deixam seus afazeres, que deixam de comemorar o seu dia com seus filhos para cuidar daqueles que mais precisam? Foi o que ocorreu no Mutirão de Cirurgias que está em Medeiros Neto, neste domingo (14), em que se comemora o Dia das Mães.

A as mães que fazem parte da equipe de saúde do município, aquelas que trabalham nas unidades móveis e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), organizadora do Mutirão, trabalharam atendendo cerca de 200 pessoas dos municípios de Medeiros Neto, Vereda, Ibirapuã, Lajedão e Itanhaém.

As mães foram homenageadas com música ao vivo, flores e bombons em reconhecimento de sua importância e dedicação, a exemplo da secretária de Saúde de Ibirapuã, Andreia Carmona da Silva,
que veio acompanhando seus 70 munícipes, mesmo precisando trazer seu filho de 11 meses que ainda mama no peito. "Não poderíamos perder essa oportunidade, pois não temos como ofertar esses procedimentos por conta dos poucos recursos".

Outra mãe que também merece destaque neste dia é a senhora Maria Alves de Souza de 75 anos, que veio de Itanhaém acompanhando sua filha de 46 anos, que é especial, e há mais de seis anos esperava uma oportunidade para fazer a cirurgia de vesícula. "Graças a Deus o governador mandou esse atendimento para nós, pois já tentamos em Vitória (ES), mas não conseguimos", contou a mãe que mesmo aos 75 anos não mede esforços para cuidar da filha.

Outra mãe e profissional de saúde que reconhece a importância dessa iniciativa do governo do Estado é Jorgina Ribeiro Brandão, 48 anos: "Trabalho como agente comunitário de saúde há 18 anos e nunca fiz um eletro. Só tive essa oportunidade hoje, através do Mutirão".

E para algumas mães a palavra cuidar tem mesmo um significado especial, a exemplo da agente comunitária de saúde, Lidiane Ramos de Oliveira, 41 anos. Ela contou que se esqueceu dela, "de tanto me preocupar em mobilizar a comunidade para ser atendida pelo Mutirão, quase perdi essa oportunidade".


Os  atendimentos em Medeiros Neto se encerram hoje e o secretário da Saúde, Alex Serapião da Silva, faz um balanço positivo da ação em seu município, ressaltando que a parceria com o governo do Estado atendeu as expectativas da região.

Teixeira de Freitas: o município  recebe a equipe no dia 16, que fará os atendimentos ate o dia 18,  encerrando a ação na região do Extremo Sul. Lá, a unidade móvel ficará estacionada no pátio do Shopping Mix, na Avenida São Paulo e o atendimento será das 7 às 17 horas.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas (histerectomia, hérnia e vesícula), o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos, incluindo os exames já realizados.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo.

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014