Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mutirão de Cirurgias chega em Medeiros Neto

Mutirão de Cirurgias chega em Medeiros Neto

Neste sábado (14) o Mutirão de Cirurgias começa a atender a população de Medeiros Neto e dos municípios de Itanhem, Vereda, Lajedão e Ibirapuã. A unidade móvel, que ficará estacionada na Praça Gentil Aguillar, no bairro de Aparecida, em Medeiros Neto, inicia o atendimento aos pacientes às 7 horas e vai até as 17 horas. As cirurgias oferecidas pelo mutirão (histerectomia, mioma, hernia e vesícula) serão realizadas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas a partir do dia 10 de junho.

O atendimento começa com as pré-consultas, realizadas em uma unidade móvel com capacidade para atender 180 pessoas por dia. Nesta fase, os pacientes que farão procedimento de vesícula, vão ser submetidos a exames USG e precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos. Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Daqui o Mutirão, que é executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), segue para Teixeira de Freitas, onde atende os pacientes nos dias 16, 17 e 18. A unidade móvel ficará no Estacionamento do Shopping Pátio Mix, na Avenida São Paulo. As cirurgias começam no dia 10 de junho, também no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.