Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Itaparica e Vera Cruz recebem o Mutirão de Cirurgias

Itaparica e Vera Cruz recebem o Mutirão de Cirurgias

Nos dias 24 e 25, nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) leva para a população as ações do Mutirão de Cirurgias. Nestes dois dias, começam a ser feitas as consultas pré-operatórias, em unidade móvel que estará estacionada no Espaço CDS Rodovia BA 533, entrada de Ponta de Areia, em Itaparica. A capacidade diária de consultas será de 180 pacientes, começando a partir das 7h e encerrando quando o último paciente for atendido.

As cirurgias começam a ser feitas em junho no Hospital Geral de Itaparica. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. As mulheres que ainda possuem ciclo menstrual devem levar o exame Beta HCG. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Mutirão de Cirurgias começou em 2016

Desde o início das atividades, em setembro de 2016, até dezembro do mesmo ano, foram realizadas 3.518 cirurgias. A iniciativa tem por objetivo reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram feitos 4.476 atendimentos e agendadas 3.629 cirurgias nas regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Camaçari, Valença, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Rui Barbosa.

Este ano, o Mutirão de Cirurgias já esteve nas regiões de Santo Antônio de Jesus, Irecê, Alagoinhas, Cruz das Almas, Juazeiro, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A população de 93 municípios já foi atendida. Para o mês de junho, a Sesab vai levar o Mutirão de Cirurgias para a região de Senhor do Bonfim.

Sesab Ascom
/cirurgias eletivas/Itaparica

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014