Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mutirão de Cirurgias beneficia população da Região de Jacobina

Mutirão de Cirurgias beneficia população da Região de Jacobina

Estacionadas na Rua José Rocha, em Jacobina, as duas unidades móveis do Mutirão de Cirurgias, preparadas para realização de exames e consultas, foram abertas hoje (12) para o atendimento à população de 20 municípios da região. As consultas da ação, promovida pelo governo do Estado e viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado, serão feitas até a próxima quarta-feira (14). Nesta etapa do Mutirão de Cirurgias serão feitas cirurgias de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica; histerectomia e colecistectomia (vesícula).

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 19, no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon. Uma das que já saiu com o procedimento agendado  foi Eliene Silva Santos. Ela conta que em 2015 teve o diagnóstico de vesícula, mas sempre adiava buscar atendimento. “De uns seis meses para cá as crises aumentaram. Se não fosse o mutirão, eu sofreria por mais tempo”, disse a dona de casa de 37 anos.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo. O atendimento começa às 7h.

Na etapa, além da população de Jacobina serão atendidos os moradores Capim Grosso; Caem; Caldeirão Grande; Mairi; Miguel Calmon; Piritiba; Tapiramutá; Umburanas; Várzea Nova; Várzea da Roça; Mirangaba; Morro do Chapéu; Ourolândia; Quixabeira; São José do Jacuípe; Saúde; Serrolândia e Várzea do Poço.

Galeria de foto (Créditos: Leonardo Rattes)

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014