Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Procedimentos do Mutirão de Cirurgias em Brumado começam a ser agendados

Procedimentos do Mutirão de Cirurgias em Brumado começam a ser agendados

Os atendimentos do Mutirão de Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado e executado pela Secretaria da Saúde do Estado, começaram em Brumado, nesta quarta-feira (12). Moradores de 21 municípios da Região Sudoeste, que precisam de procedimentos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (retirada de parte ou total do útero) ou colecistectomia (vesícula), serão beneficiados. Os exames e consultas pré-operatórios estão sendo feitos até sexta-feira (14), nas unidades móveis de saúde que estão estacionadas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. As cirurgias serão feitas a partir do dia 17, no Hospital Municipal Professor Magalhães Netto, em Brumado.

Uma das pacientes, que já saiu com agendamento foi a professora Eliana Rosa Viana. Ela conta que desde o início do ano buscou o atendimento para fazer a cirurgia de retirada do útero, mas só agora, com o Mutirão de Cirurgias, conseguiu marcar o procedimento. "Já estava até vendo a possibilidade em fazer em uma clínica particular, mas fiquei sabendo do Mutirão e resolvi buscar atendimento aqui. É uma iniciativa de grande importância.", destacou Eliana, que é moradora de Guajeru.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo. O atendimento começa às 7h.

Além dos moradores de Brumado, os atendimentos nesta etapa são destinados aos residentes de Érico Cardoso, Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

 

L.R. DRT 2.600/BA
/cirurgias eletivas/Brumado 12.07

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014