Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Oeste baiano recebe investimentos na área da saúde

Oeste baiano recebe investimentos na área da saúde

Nesta quinta-feira (20), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, estiveram em Barreiras e anunciaram investimentos em torno de 20 milhões para a melhoria dos serviços de saúde do município e da região, a exemplo da ampliação do Hospital do Oeste, onde serão abertos 88 novos leitos. Destes, 20 são de UTI, 62 de enfermaria cirúrgica, três de UTI Neonatal e três de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto.

Atualmente, a unidade conta com 193 leitos e se tornará o maior hospital do interior da Bahia. Na oportunidade, o governador anunciou a implantação de serviço de hemodinâmica, cardiologia e cirurgia cardíaca bem como o serviço de oncologia ambulatorial, com 12 leitos de quimioterapia. Ele também assinou a autorização para construção da Unidade de Pronto Atendimento de Barreiras (UPA 24 horas). "Com essas obras haverá uma melhoria significativa do atendimento de saúde, que vai beneficiar a população de toda a região oeste do estado", ressaltou Rui Costa.

Durante o seu discurso, ele ainda falou da importância do Mutirão de Cirurgias, que atendeu a população da região de Barreiras até esta quinta-feira (20) e, face à grande demanda, as unidades móveis para realização das consultas e exames pré-operatórios retornarão nos dias 19 e 20 de agosto.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas -Boas, destacou a importância dessas obras para oferecer um tratamento mais confortável aos pacientes, próximo dos familiares, "evitando que essas pessoas se desloquem mais de 900km para irem até Salvador, sobretudo aqueles em tratamento oncológico, que se submetem à quimioterapia ou radioterapia" . Ele ainda acrescentou que, em outros casos, os pacientes precisam de UTI aérea para serem transferidos para Salvador, "o que representa grandes transtornos para eles e também para os familiares.

Mutirão de cirurgias

A ação faz parte do projeto Saúde sem Fronteiras do Governo do Estado, viabilizado por meio da secretaria da Saúde do Estado. As unidades móveis atenderam 580 pacientes durante os dois dias que ficaram em Barreiras. No mutirão são ofertadas cirurgias de histerectomia, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e vesícula.

 

Acesse as fotos:


Ascom Sesab
HO/ampliação2

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014