Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Hospital Jorge Novis é reinaugurado

Hospital Jorge Novis é reinaugurado

Durante a reinauguração do Hospital Jorge Novis (HJN), em Lauro de Freitas, que ocorreu nesta quarta-feira (26), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou as melhorias que estão sendo implementadas no município, a exemplo da PPP de imagem, recém-inaugurada no Hospital Geral Menandro de Farias, e a construção do Hospital Metropolitano.

Ele também ressaltou a importância do HJN para a realização de cirurgias eletivas, pontuando que os pacientes, provenientes do Mutirão de Cirurgias, que atenderá em Lauro de Freitas do dia 02 ao dia 04 de agosto, serão operados no hospital, que foi todo reformado e conta com duas salas de cirurgias. "Além disso, esta unidade vai diminuir a pressão das unidades de emergência da região".

A prefeita Moema Gramacho explicou que, além das duas salas cirúrgicas equipadas para realizar cerca de 200 procedimentos de pequeno e médio portes por mês, possui 21 leitos de enfermaria. O hospital ainda conta com: laboratório com capacidade de realizar 300 exames por dia; ambulatório de especialidades como endocrinologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia e anestesiologia; exames de ultrassonografia geral e ginecológica, eletrocardiograma e raio X.

Mutirão de Cirurgias

A iniciativa do governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), estará em Lauro de Freitas nos dias 02,03 e 04. As unidades móveis ficarão estacionadas no Restaurante Popular, na via Expressa 2 de julho. As cirurgias ofertadas são: hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia total e vesícula.

Por dia, a ação promove 180 atendimentos pré-agendados e 20 por demanda espontânea. O paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não esteja cadastrado, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, ele pode passar pelas consultas pré-operatórias. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes fazem exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio X. Aqueles que têm indicativo de cirurgia de vesícula (colecistectomia) precisam estar em jejum para a realização da ultrassonografia. Para as mulheres que farão histerectomia, é preciso apresentar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam

Ascom/Sesasb

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014