Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mutirão de Cirurgias leva atendimento para próximo do paciente

Mutirão de Cirurgias leva atendimento para próximo do paciente

Com data marcada para ir a Salvador, na tentativa de agendar uma cirurgia de vesícula, a moradora de Chorrochó, Eliana Barbosa Maia, não terá mais que percorrer os cerca de 500 quilômetros que separam o seu município da capital baiana para tentar realizar o procedimento. Ela fará em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, região onde se localiza a sua cidade. O agendamento foi feito na etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado.

"Será muito melhor não ter que ir até Salvador. Fiz todos os exames e já estou com a cirurgia marcada para o dia 25 de agosto", afirma Eliana. Ela ainda conta que, além do procedimento de vesícula, fará um de hérnia. "Descobri hoje a necessidade de fazer também a cirurgia de hérnia. O médico fez a indicação e já estou com as duas cirurgias agendadas", diz Eliana Barbosa Maia.

Iniciados na última quarta-feira (8), as consultas e exames pré-operatórios da etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias estão sendo realizados nas unidades móveis estacionadas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, na Vila Poty. O atendimento acontecerá até esta sexta-feira (11) e está beneficiando moradores de Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida que precisam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (retirada do útero) ou colecistectomia (vesícula).

As cirurgias começarão as ser feitas a partir do dia 17 de agosto, no Hospital Municipal de Paulo Afonso. Com esses procedimentos, o objetivo é reduzir consideravelmente a fila para resolução desses problemas. Quem também já está com procedimento agendado é Silvania Lima, moradora de Paulo Afonso. No dia 23 de agosto ela fará cirurgia de vesícula. "Acredito que as dores decorrentes desse problema acabarão e eu não mais precisarei deixar de fazer as minhas atividades", comemora Silvania. Todos os pacientes receberão os medicamentos necessários no pós-cirúrgico.

Ascom Sesab
/cirurgias eletivas/Paulo Afonso 4

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014