Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > População de Barra será atendida pelo Mutirão de Cirurgias a partir desta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira (22), o Mutirão de Cirurgias chega ao município de Barra, cidade localizada a 657 km de Salvador, no Oeste da Bahia, para atender aos pacientes daquela região e também àqueles que passaram pelas etapas anteriores (Barreiras e Ibotirama), mas que por alguma pendência com os exames solicitados ficaram impedidos de marcar a cirurgia. Além disso, quem não teve a oportunidade de passar pelo atendimento em seu município, mas tem os exames indicando a necessidade de uma das cirurgias realizadas pelo Mutirão (hérnias, vesícula e histerectomia) também poderão comparecer para a triagem que será feita nas unidades móveis que ficarão estacionadas na Praça Barão de Cotegipe.

Vale ressaltar que para fazer uma das cirurgias oferecidas pelo Mutirão é necessário ter idade entre 14 e 65 anos. Quem estiver fora dessa faixa etária e necessitar do procedimento, deverá se dirigir à secretaria de saúde do seu município para os devidos encaminhamentos. O atendimento em Barra ocorrerá até sábado (23), com capacidade para atender 180 pacientes por dia, começando às 7h.

O Mutirão de Cirurgias, que é um programa do Governo do Estado, viabilizado por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), vai percorrer todas as regiões de saúde, para contemplar pacientes dos 417 municípios baianos. O atendimento começa com os exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, Raio X, passando pela consulta com o cirurgião, saindo com a cirurgia agendada.

Para serem atendidos, os pacientes devem ser cadastrados pelas Secretarias Municipais de Saúde em uma lista única, ou devem ter exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas pelo programa.

No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Balanço da triagem de Ibotirama: Durante os dois dias de atendimento em Ibotirama, a equipe do Mutirão de Cirurgias atendeu 335 pessoas e agendou 268 cirurgias, que começarão a ser realizadas no dia 25 de setembro, no Hospital Regional de Ibotirama. Ao receber alta, o paciente recebe todas as medicações necessárias à sua recuperação.

Ascom Sesab
/cirurgias eletivas/Barra 2