Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Mutirão de Cirurgias chega à Região de Riachão do Jacuípe

Mutirão de Cirurgias chega à Região de Riachão do Jacuípe

No período de 26 a 28 de outubro, o Mutirão de Cirurgias estará na Região de Riachão do Jacuípe, beneficiando a população de mais oito municípios com a realização de cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total e colecistectomia. O Mutirão de Cirurgias é um programa do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Neste período, a unidade móvel estará estacionada na Praça da Igreja Matriz, em Riachão do Jacuípe. Serão atendidas as pessoas que necessitam realizar os procedimentos cirúrgicos citados e que são residentes nos seguintes municípios: Anguera, Candeal, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ichú, Pé de Serra, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima e Serra Preta.

Diariamente, serão feitos até 180 atendimentos, começando às 7h da manhã e encerrando depois do último paciente na fila. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 6 de novembro, no Hospital Municipal de Conceição do Jacuípe.

É importante lembrar que os pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. As mulheres que ainda possuem ciclo menstrual devem levar o exame Beta HCG. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Ascom Sesab
/cirurgias eletivas/Riachão do Jacuípe