Página Inicial > Rede de Atendimento

Hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), criada pela Lei Estadual 5183 de 1989, faz parte da Administração Indireta, está vinculada à Secretaria da Saúde-SESAB, e é responsável pela aplicação da Política Nacional do Sangue no Estado da Bahia.

A Hemoba é composta por uma rede de 24 Unidades Hemoterápicas de coleta e processamento de sangue, entre Hemocentros e Bancos de Sangue (Unidades de Coleta e Transfusão - UCT) públicos em todas as regiões do Estado.

A Missão da Hemoba é receber as doações de sangue da população, processar o sangue doado, produzindo os hemocomponentes (concentrados de hemácias, plaquetas e outros), e fornecê-los aos pacientes do SUS nos hospitais da rede própria de assistência, seja estadual, municipal ou federal, e também nos hospitais contratados do SUS, em qualquer tipo de gestão, na Bahia.

Para manter o suprimento de bolsas de sangue nas unidades de saúde da rede estadual, a Hemoba  promove regularmente oficinas de capacitação de agentes multiplicadores, ações e campanhas de incentivo à doação voluntária. Além da doação de sangue, a Hemoba também recebe a inscrição de doadores voluntários para compor o Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea para Transplantes do REDOME.

A Hemoba também é centro de referência estadual para atendimento especializado em doenças hematológicas benignas, disponibilizando tratamento médico, odontológico, fisioterápico e acompanhamento psicológico. Entre as atividades desenvolvidas, está o acompanhamento dos pacientes hemofílicos e o gerenciamento da distribuição dos fatores de coagulação.

 

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014