Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde em Movimento realiza consultas e cirurgias em Paulo Afonso

Saúde em Movimento realiza consultas e cirurgias em Paulo Afonso

Os moradores de Paulo Afonso e região, no norte do estado, contam com o atendimento do programa Saúde em Movimento até a próxima segunda-feira (17). A estimativa da ação, que começou na última terça-feira (11), é realizar 250 cirurgias de catarata por dia e mil consultas em oftalmologia, além de disponibilizar óculos.

Neste sábado (15), o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, visitou a estrutura montada no Hospital Municipal de Paulo Afonso para o atendimento. "Com as etapas de Paulo Afonso e Itapetinga, que também acontece essa semana, ultrapassamos a casa de 120 mil cirurgias, o que equivale a mais de 330 mil consultas realizadas durante todo o programa", disse o secretário.

Desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o programa teve início em outubro de 2009. Além de Paulo Afonso, a ação beneficia os municípios de Pedro Alexandre, Santa Brígida, Glória, Jeremoabo, Chorrochó, Abaré, Macururé e Rodelas.

Moradora de Pedro Alexandre, a aposentada Andrelina Conceição sofria de catarata há dois anos e conseguiu realizar a cirurgia. "Não tenho palavras porque eu não poderia pagar pela operação e agora vou poder voltar a trabalhar na minha roça", conta.

Em paralelo ao atendimento do Saúde em Movimento, a Secretaria da Saúde realiza, em parceria com o Ministério da Saúde e a secretaria estadual de Educação, o Programa de Saúde Escolar (PSE). As equipes de saúde percorrem escolas do ensino fundamental para a realização de testes de acuidade visual em alunos de sete a 14 anos com o diagnóstico de problemas oftalmológicos e prescrição de óculos.

As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecem em Itapetinga (até 19 deste mês), Ibotirama (18 a 24) e Guanambi (26 a 1º de abril).

Secom

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014