Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde em Movimento devolve autoestima a pacientes

Saúde em Movimento devolve autoestima a pacientes

Mais baianos estão sendo beneficiados pela Estratégia Saúde em Movimento que está levando atendimento oftalmológico a moradores de Guanambi e outros 20 municípios da região sudoeste. A expectativa é que até o final da ação, que teve início no dia 26 de março e seguirá até 1º de abril, sejam realizadas 1500 cirurgias de catarata e 5 mil consultas oftalmológicas. A estrutura para atender a população está montada na Praça Henrique Pereira Nonato (Praça do Feijão).

Esta é a 66ª etapa do Saúde em Movimento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que desde o seu início, em outro de 2009, já realizou mais de 120 mil cirurgias e mais de 350 mil consultas. Uma das atendidas pelo programa foi a dona de casa Alzira Pinheiro, moradora de Igaporã. “Tenho dificuldade até para fazer as coisas mais simples dentro de casa e também nos estudos. Com certeza, com a cirurgia, voltarei a fazer as atividades sozinhas. Terei novamente autoestima”, contou ela, que é aluna do Todos pela Alfabetização (TOPA).

Para o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, que acompanhou a ação neste sábado (29), o programa se destaca por trazer de volta qualidade de vida para as pessoas.  “A gente traz a possibilidade, por exemplo, de a mãe de família fazer suas atividades com autonomia. Temos exemplos de pessoas que não conheciam seus netos e com o programa tiveram essa oportunidade. Conseguimos melhorar a vida de muitos”, disse o Secretário.

As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão de 8 a 14 de abril em Serrinha e Barreiras. No mesmo mês haverá atendimento também em Irecê e Jequié. O público alvo da estratégia Saúde em Movimento é formado por alunos do TOPA e pela população com idade a partir de 60 anos. Para ter acesso à estratégia, o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu município.

A ação neste sábado foi acompanhada também pelos superintendentes de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, e de Regulação, Andrés Alonso.

Ampliação de leitos no HRG

Também neste sábado, o Secretário visitou o Hospital Regional de Guanambi (HRG), unidade da Sesab, onde está sendo feita uma ampliação da quantidade de leitos. Atualmente são 108 leitos, número que será ampliado para 140 após a conclusão das obras.

L.R. DRT 2.600/BA
Saúde e Movimento/gunambi1

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014