Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde em Movimento leva atendimento oftalmológico ao oeste baiano

Saúde em Movimento leva atendimento oftalmológico ao oeste baiano

Diagnosticado com catarata congênita, Gabriel Vinicius, que hoje tem sete anos, buscou o atendimento da Estratégia Saúde em Movimento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2011, quando o programa realizou uma etapa em Barreiras. Como ele era muito novo, foi encaminhado para Salvador para realizar a cirurgia totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde. Nesta sexta-feira (11), Gabriel foi mais uma vez atendido pela equipe do Saúde em Movimento, que pela segunda vez está sendo realizado em Barreiras.

A mãe de Gabriel Vinicius, Fanessa Rodrigues, conta que foi durante uma consulta de rotina que descobriu que o filho estava com catarata. Com o relatório médico indicando cirurgia, ela buscou o Saúde em Movimento. "Quando soube do programa, o trouxe. Foi feita a cirurgia em meu filho e agora ele enxerga muito bem. Vim mais uma vez com ele para fazer uma revisão", contou Fanessa Rodrigues, muito emocionada.

No município do oeste baiano, a estrutura para o atendimento está montada no Hospital Eurico Dutra e a expectativa é que até o final da ação, no dia 14 de abril, sejam realizadas cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata. Uma das que já fizeram cirurgia é a dona de casa Maria Petrolina. "Inicialmente vim acompanhando meu marido e resolvi fazer a consulta. Eu e ele descobrimos que tínhamos catarata. Agora quero ver até a bagunça de meus netos", disse Maria Petrolina.

O secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, que acompanhou a ação em Barreiras nesta sexta-feira (11), destacou que o programa tem trazido benefícios para a população de todo o estado. "Desde 2009, já foram mais de 362 mil consultas oftalmológicas e 125 mil cirurgias de catarata", pontuou o Secretário.

Na ação em Barreiras, está sendo disponibilizado ainda óculos gratuitamente para alunos do Programa Todos pela Alfabetização que passam pelo Saúde em Movimento.

Próximas etapas

As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão de 24 a 30 de abril em Jequié, e de 25 de abril a 1º de maio, em Irecê. Para ter acesso à Estratégia, o usuário deverá procurar a Secretaria de Saúde do seu Município, que será responsável pelo seu agendamento. O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento, assim como documento de identificação (RG) e Crachá de identificação do usuário.

L.R. DRT 2.600/BA
Saúde em Movimento/barreiras1

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014