Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Região sisaleira é beneficiada com Saúde em Movimento

Região sisaleira é beneficiada com Saúde em Movimento

Até a manhã deste sábado (12), 2847 consultas oftalmológicas e 908 cirurgias de catarata já haviam sido realizadas na etapa da Estratégia Saúde em Movimento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, que está sendo realizada em Serrinha. Iniciada no dia 8 de abril, a expectativa é que até o fim da ação no município, no dia 14 de abril, sejam feitas 5 mil consultas e 1500 cirurgias de catarata. A estrutura, montada no Parque de Vaquejada Maria do Carmo, está beneficiando moradores de 19 municípios da região sisaleira.

A dona de casa Antônia Carvalho, 66 anos, foi uma das atendidas neste sábado. Ela conta que por vezes sentia um incomodo no olho e dificuldade no trabalho dentro de casa. “Fui muito bem atendida aqui e depois da cirurgia vou enxergar tudo direitinho. Até o feijão vou conseguir catar bem”, disse ela com entusiasmo.

Desde outubro de 2009, quando o Saúde em Movimento foi iniciado, até março deste ano, já foram realizadas mais de 362 mil consultas oftalmológicas e 125 mil cirurgias de catarata. O Secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, que acompanhou a ação neste sábado em Serrinha, destacou que o programa consegue devolver uma condição de saúde que muitos já haviam perdido. “Mais importante que todos estes números, é poder ver o semblante de felicidade das pessoas ao terminarem a cirurgia e devolver a capacidade de maior independência do cidadão”, afirmou o Secretário.

Óculos para alunos do Topa

O Saúde em Movimento também disponibiliza óculos gratuitamente para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA). José Santos é um dos alunos que verificou a necessidade de usar óculos após a consulta.  “Só consigo enxergar de longe, mas na hora da leitura tenho dificuldade, mas, com os óculos, meus estudos irão melhorar”, afirmou ele.

Próximas etapas

As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão de 24 a 30 de abril em Jequié, e de 25 de abril a 1º de maio, em Irecê. Para ter acesso à Estratégia, o usuário deverá procurar a Secretaria de Saúde do seu Município, que será responsável pelo seu agendamento. O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento, assim como documento de identificação (RG).

L.R. DRT 2.600/BA
Saúde em movimento/serrinha

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014