Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Estratégia Saúde em Movimento chega a Irecê

Estratégia Saúde em Movimento chega a Irecê

Encaminhados pelas secretarias municipais de Saúde, os pacientes atendidos na Estratégia Saúde em Movimento, ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), ao chegarem ao local de atendimento fazem o cadastro, em seguida realizam exames de tonometria e refração, logo depois são encaminhados para consulta com um médico oftalmologista. Caso seja detectada a catarata, os pacientes seguem para o centro cirúrgico, onde, em menos de dez minutos, fazem o procedimento que resolve o problema.

"Depois da cirurgia é só felicidade e muita esperança renovada", é o que afirma o agricultor aposentado Divaldo Ferreira, que foi atendido nesta segunda-feira (28) no Saúde em Movimento, que está sendo realizado no município de Irecê. Iniciada neste domingo (27), a etapa que está beneficiando a população de dezenove municípios da região centro norte seguirá até o dia 3 de maio.

A expectativa é que até o final da ação sejam realizadas cerca de cinco mil consultas oftalmológicas e 1500 cirurgias de catarata. A médica oftalmologista Mônica Melo explica que além da catarata, na consulta, podem ser identificadas outras patologias como glaucoma, pterígio e retinopatia diabética e hipertensiva. "Caso sejam detectados esses problemas, o paciente recebe toda orientação e é encaminhado para um serviço de referência", explica a médica.

O secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, que acompanhou as atividades do Saúde em Movimento nesta segunda-feira (28), destacou que desde o inicio da estratégia já foram realizadas quase 370 mil consultas oftalmológicas e cerca de 128 mil cirurgias de catarata. "O mais importante é que conseguimos devolver a auto estima de muita gente que não conseguia nem mesmo realizar atividades básicas. É um programa que já está servindo de exemplo para outros estados como o Acre, Pará e Minas Gerais.", afirmou o Secretário.

O assessor especial da Sesab, Alfredo Boa Sorte também acompanhou as atividades, juntamente com o Secretario Washington Couto.

L.R. DRT 2.600/BA
Saúde em Movimento/Irece1