Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Secretário da Saúde toma posse anunciando ampliação da assistência

Secretário da Saúde toma posse anunciando ampliação da assistência

Com o objetivo de buscar maior eficiência operacional no sistema de saúde pública, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, implantará um modelo de gestão que premia a meritocracia, com foco em metas e resultados, além de atuar no controle de gestão, ampliação e melhoria da assistência e prevenção. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de posse nesta segunda-feira (5), na sede da instituição, onde ressaltou que "todas as ações visarão o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que entendemos ser o maior programa de inclusão social deste país".

Além da rigorosa disciplina orçamentária, o titular da pasta da Saúde realizará o recadastramento dos cerca de 30 mil funcionários da secretaria, tanto efetivos quanto prestadores em regime de terceirização. "Em parceria com os 417 municípios, iremos propor um modelo de Consórcios Intermunicipais de Saúde, que são formas de alavancar a regionalização, ampliar os recursos e aperfeiçoar a gestão, tudo de modo compartilhado", afirma Vilas-Boas.

Principais iniciativas da gestão:

• Indicadores de Gestão: criação de indicadores de economia médica, produtividade e resolutividade. Assim será possível avaliar o desempenho de todas as unidades hospitalares, tanto da rede pública, quanto da rede privada, filantrópica e organizações sociais.

• Gestão de Materiais e Medicamentos: implantação de um Controle Central de Estoque, através de ferramenta digital, permitindo realocar recursos entre as diferentes unidades, o que irá evitar perdas por vencimento de prazos de validade. A distribuição de materiais e medicamentos seguirá o modelo just in time.

• Teleradiologia: são centros de imagem médica avançada (ressonância magnética e tomografia computadorizada), que serão laudados à distância, em uma central localizada em Salvador. É um robusto programa, pioneiro no país.

• Prevenção: modernização das ações de prevenção das doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas. Será implantado o mapeamento georeferenciado de novos casos de doenças infectocontagiosas, através de aparelhos de GPS, o que permitirá o controle de vetores e delimitação dos casos.

▪ Plano de contenção e eliminação do vírus da chikungunya: será lançado nas próximas semanas e contará com a equipe de vigilância sanitária da Sesab, apoiado pelas forças armadas e pelo Centro para Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

• Assistência: serão identificados todos os leitos ociosos a fim de proceder a reativação imediata, mediante correção das limitações alegadas para o bloqueio.

• Sistema de Regulação: inicialmente haverá a transferência de toda a infraestrutura da regulação para a sede da Sesab, no Centro Administrativo, onde será possível uma supervisão mais próxima do secretário. Novos sistemas gerenciais permitirão o controle online de todas as vagas próprias e contratualizadas da rede assistencial do Estado.

• Fortalecimento das UPAs e Hospitais de Pequeno Porte: estas unidades devem reter os casos mais simples.

• Capacitação para casos de alta complexidade: Entre 2003 e 2014, houve um aumento de 44% do risco de morte por infarto do miocárdio e de 24% de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em todo o país. Programas especiais serão lançados nas próximas semanas, com o objetivo de aperfeiçoar a assistência.

• Afrodescendentes: a Bahia é o maior centro de portadores de anemia falciforme fora do continente africano. Será desenvolvido um programa governamental e transversal envolvendo a Secretaria da Saúde e Secretaria da Promoção da Igualdade Racial, assim como entidades representativas, cujo ponto máximo será a criação de um centro de referência.

• Mulher: intensificar os programas especiais para a gestação e a criança, tais tais como a rede cegonha, parto humanizado e prevenção de doenças congênitas.


Acesse o álbum do evento no Flickr da Sesab

Fotos: Leonardo Rattes/Ascom Sesab
Fábio Villas Boas/posse

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014