Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Secretário da Saúde faz visita técnica ao presidente do TCE

Secretário da Saúde faz visita técnica ao presidente do TCE

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez, nesta terça-feira (13), uma visita técnica ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Inaldo da Paixão Santos Araújo. Durante reunião realizada no gabinete da Presidência, ambos trocaram informações sobre os controles interno e externo. Em meio à abordagem de diversos temas, o conselheiro-presidente orientou o novo gestor da Saúde, apontando procedimentos importantes para uma gestão eficiente e eficaz.

Um deles, de acordo com o presidente do TCE, é realizar consulta prévia ao departamento jurídico dos órgãos jurisdicionados e à Procuradoria Geral do Estado a fim de se obter uma visão mais clara dos processos. "O Tribunal atende a consultas prévias, no entanto agimos com base na nossa matriz de risco. Auditamos aquilo que é mais importante. É preciso entender que se o gestor busca informações específicas de como proceder em situações emergenciais em que se necessita de uma dispensa de licitação, por exemplo, ele pode obter essas informações com maior celeridade através da Procuradoria Geral. O Tribunal de Contas, ao verificar depois o processo na sua auditoria, irá analisar as variáveis que levaram a essa decisão", ressaltou Inaldo Araújo.

O conhecimento dos relatórios de auditoria foi outro ponto sublinhado pelo presidente do TCE como forma de compor um retrato da administração pública. "No nosso Parecer Prévio, que é o relatório sobre as contas do governo, há um capítulo relativo à visão do TCE sobre a gestão na Educação e na Saúde, por exemplo. O Tribunal traz à baila comentários sobre a visão do controle sobre essas duas áreas. Este documento, portanto, traça o cenário do que o Tribunal tem apontado sobre vários aspectos da gestão pública. Por isso leiam os relatórios, reúnam a sua controladoria e analisem o que o TCE tem pontuado nesses últimos anos", orientou o conselheiro-presidente.

"Considero a visita ao Tribunal de Contas um marco fundamental, uma vez que pretendemos implantar uma gestão com extrema responsabilidade orçamentária e legal. Queremos que todos os nossos atos estejam dentro da legalidade e da mais alta perfeição jurídica e administrativa", afirmou Fábio Vilas-Boas.

Fonte: Ascom TCE
Fábio Vilas-Boas/visita TCE

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014