Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Compromisso pelo fortalecimento do SUS marca a posse da nova diretoria do Conass

Posse da nova diretoria do ConassTomou posse na noite de ontem (28), a diretoria do CONASS para a gestão 2015/2016. O presidente eleito, o secretário de estado da Saúde do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim, ressaltou o fato de a nova diretoria do Conselho ser constituída por pessoas das mais variadas experiências e principalmente com a presença de novos secretários estaduais de saúde. “Esse grupo de secretários faz parte da maior renovação do colegiado de gestores que nós tivemos nos últimos anos. Esperamos contar com o conhecimento desses secretários nos mais diversos campos para que possamos continuar contribuindo com a formulação das políticas públicas de saúde”.

Empossado como vice-presidente Nordeste do CONASS, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, considera a oportunidade como um desafio e um compromisso de trabalhar em conjunto para buscar soluções práticas e sustentáveis para a saúde de sua região e do país. "Vamos enfrentar os problemas existentes e demais que surgirão, desenvolvendo estratégias para trazer qualidade para a assistência, dentro de um cenário de recursos escassos", afirmou Vilas-Boas.

Alecrim afirmou que essa gestão irá trabalhar em cima da agenda construída a partir da discussão com o Ministério da Saúde e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que prioriza problemas antigos considerados pelos gestores como fundamentais a serem resolvidos. Um deles, segundo Alecrim, é o subfinanciamento do SUS. “O problema do financiamento vem sendo palco de discussão continuada entre nós e é iminente encontrarmos um caminho que possibilite a cada um de nós gestor concretizar o nosso desejo de ter um sistema universal que atenda integralmente as necessidades de saúde das pessoas”.

O presidente do CONASS falou ainda sobre o momento que o país atravessa com dificuldades orçamentárias e políticas que irão refletir no SUS.  “Essa situação vai exigir de todos os gestores, sejam eles municipais ou federal, grande esforço para enfrentar os problemas que teremos pela frente, principalmente os de ordem financeira”, categorizou.

O secretário do Amazonas também observou os recentes ataques que o Sistema Único de Saúde tem sofrido não só pela mídia, como também por meio de medidas que, caso sejam aprovadas, podem destruir o SUS. “Não devemos nos abater com aqueles que diariamente se levantam contra o sistema querendo demonstrar que ele tem mais problemas do que solução. Nós que acompanhamos o seu nascimento, sabemos muito bem o que representavam as angústias e sofrimentos da nossa população antes do SUS”, ressaltou.

Ele concluiu lembrando a sua participação na Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal (STF), realizada em maio do ano passado, onde foi discutida a chamada ‘diferença de classes’. “Admitir a diferença de classes é retroceder um direito social à saúde no país, pois ela implicará na segregação do atendimento ao cidadão”.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, parabenizou o presidente do CONASS e assim como ele destacou a renovação no colegiado de secretários. “O Conselho tem o desafio de trabalhar com um time de secretários tão renovados e comprometidos com a saúde pública brasileira”.

Chioro destacou que o CONASS é de fato um colegiado que auxilia no processo de pactuação e observou a importância da cooperação técnica com o Conasems e o com o Ministério da Saúde. “Nós conseguimos construir uma lista de prioridades para progredirmos  naquilo que é essencial para o SUS. Além disso é crucial também o aperfeiçoamento da nossa relação interfederativa”, disse.

Fonte: Conass