Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Hospital de Paulo Afonso terá 20 novos leitos de UTI

Hospital de Paulo Afonso terá 20 novos leitos de UTI

Ampliar os serviços de saúde no município de Paulo Afonso e região, com a inclusão de 20 novos leitos de UTI, e garantir a manutenção do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), são alguns dos objetivos do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao visitar o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) nesta sexta-feira (22).

A proposta em curso da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) é viabilizar a transferência do HNAS, que atualmente é administrado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação, a fim de torná-lo uma unidade universitária.

A visita in loco, junto com a presidente da Ebserh, Jeane Michel, e representantes da prefeitura de Paulo Afonso e da Chesf, visa dar celeridade a assinatura de um protocolo de transferência, a ser firmado nos próximos meses.

No cronograma desenhado, a transferência completa será realizada em três anos e por fases. Em 2016, a Chesf continuaria como responsável pela manutenção e recursos humanos; em 2017, parte dos recursos humanos serão da Ebserh, enquanto a Chesf mantém o pagamento da manutenção e a outra parte dos funcionários; já em 2018, a Ebserh será responsável por todo quadro funcional, reduzindo as obrigações da Chesf à manutenção.

Além disso, a partir do quarto ano, a Secretaria da Saúde da Bahia passará a ser o provedor das despesas hospitalares em detrimento da Chesf. "Gradativamente serão instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal", destaca Fábio Vilas-Boas, ressaltando ainda a importância das emendas parlamentares no fortalecimento da iniciativa. "Já temos R$ 3 milhões de emendas individuais, mas isso deve, no mínimo, dobrar até o final do ano", pontua o titular da pasta da Saúde.

Também estarão presentes na visita o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Pereira.

Ascom/Sesab
/Paulo Afonso/Ebserh

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199