Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Saúde em Movimento Oftalmologia começou hoje em Senhor do Bonfim

Saúde em Movimento Oftalmologia começou hoje em Senhor do Bonfim

Começou hoje (20), prosseguindo até o dia 26, na região de Senhor do Bonfim, a 86ª Etapa da Estratégia Saúde em Movimento, oferecendo consultas oftalmológicas, exames do aparelho ocular e cirurgias de catarata. Estão previstas 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata. O público alvo é composto por alunos do Programa TOPA e população com idade a partir de 60 anos. O atendimento está sendo feito no Parque da Cidade (Espaço Gonzagão).

Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a estratégia itinerante mobiliza uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio. Para ter acesso ao programa, o usuário deverá procurar a Secretária da Saúde do seu município que será responsável pelo seu agendamento. Ele deverá levar o Cartão Nacional de Saúde, o RG e crachá de identificação do usurário.

Esta etapa da Estratégia Saúde em Movimento, na Região de Saúde de Senhor do Bonfim, que será o município executor e anfitrião, está voltada para o atendimento à população de nove municípios: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim.

A Etapa contará com o fornecimento de óculos de refração prescritos na Estratégia para atendimento aos alunos do TOPA. Para os usuários que realizarem cirurgia de catarata será disponibilizado o colírio para uso durante 30 dias. Todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós-cirúrgica em 24 horas. A equipe de oftalmologistas retornará ao município para realizar a segunda consulta pós-operatória no prazo médio de 30 dias.

Saúde em Movimento

O Programa Saúde em Movimento é uma Estratégia Itinerante do Governo do Estado da Bahia, realizado através da Secretaria da Saúde, que, ao reconhecer a existência dos vazios assistenciais e baixas coberturas de atendimento em setores da saúde pública, realiza a Estratégia com o objetivo de ampliação do acesso da população à atenção oftalmológica.

Iniciado em outubro de 2009, disponibilizou até dezembro de 2014, 85 etapas, com a realização de 465 mil consultas oftalmológicas e 160 mil cirurgias de catarata, dentre outros procedimentos e exames, quando assegurou acesso a habitantes dos 417 municípios do Estado da Bahia. Em 2015 a Estratégia Itinerante Saúde em Movimento retoma suas atividades priorizando as regiões não contempladas nos exercícios 2013/2014 e que apresentam baixa cobertura em atenção oftalmológica.

L.S.M.Tb.909-Ba  
/saúde em movimento/senhor do bonfim

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014