Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > MEC avança na federalização de hospitais na Bahia

MEC avança na federalização de hospitais na Bahia

A expansão dos cursos de medicina em universidades federais na Bahia e o compromisso da Secretaria da Saúde do Estado em comprar serviços de média e alta complexidade, o que garante fonte suplementar de financiamento, ampliou o interesse do Ministério da Educação em federalizar hospitais na capital e no interior. No total, já são quatro em vista: Hospital Ana Nery, Hospital Nair Alves de Souza, Hospital Eurico Dutra e Hospital Regional de Teixeira de Freitas.

Nesta quarta-feira (26), em Brasília, mais um passo para federalizar o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, será dado. Um acordo para a transferência da unidade de saúde,  que atualmente é administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será assinado na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos hospitais universitários no Brasil.

O encontro terá a presença do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e da vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, que ontem (24) visitou unidades de saúde nos municípios de Teixeira de Freitas e Barreiras com a mesma perspectiva de federalização, além de representantes da universidade, Chesf e parlamentares.

De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas há interesse do Estado em descentralizar os serviços de média e alta complexidade e fortalecer o papel de hospitais regionais e universitários como centros de excelência na pesquisa e assistência. “Com base em metas e pagamento por produtividade, temos estimulado a melhoria da gestão e o profissionalismo. No Hospital Nair Alves de Souza, que em breve serão instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal com recursos oriundos de emendas parlamentares, o Estado terá um papel importante adquirindo esses serviços, garantindo assim o fluxo financeiro adequado para a realidade do hospital”, afirma o secretário.

Federalização

O Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, é uma das unidades que foram visitadas ontem e devem ser incorporadas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), mas na avaliação da vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, a unidade que foi construída na década de 40 ainda precisa de estudos sobre a sua vocação. “Ele está operando dentro da sua capacidade e a transformação em hospital universitário precisa de avaliação técnica e acordos entre os secretários de saúde do município e do Estado, além da universidade. Ele será avaliado por uma equipe técnica e é possível fazer uma adaptação das estruturas existentes para outra função no futuro e, eventualmente, até construir uma nova área, o que depende da vocação que se pretende dar a esta unidade”, pontua Jeanne Michel, ao ressaltar que um planejamento cuidadoso está em curso.

Já em Teixeira de Freitas, o Hospital Regional, que já é referência em neurocirurgia, hemodinâmica, além de cirurgia cardíaca e ortopédica, será avaliado para fins de incorporação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja sede do curso de medicina será no município.

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014