Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, é incorporado à Univasf‏

Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, é incorporado à Univasf‏

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, vem trabalhando intensamente para viabilizar a estruturação de hospitais universitários em todo o estado. De acordo com o Secretário, a expansão dos cursos de medicina em universidades federais na Bahia gerou a necessidade de adequação e ampliação de hospitais para absorver essa demanda. Ainda segundo Fábio Vilas-Boas, há o interesse do Estado em descentralizar os serviços de média e alta complexidade e fortalecer o papel de hospitais regionais e universitários como centros de excelência na pesquisa e assistência.

"Com base em metas e pagamento por produtividade, temos estimulado a melhoria da gestão e o profissionalismo. Isso ampliou o interesse do Ministério da Educação em federalizar hospitais na capital e no interior", pontuou o Secretário. No total, já são quatro em vista: Hospital Ana Nery, Hospital Nair Alves de Souza, Hospital Eurico Dutra e Hospital Regional de Teixeira de Freitas.

Nesta quarta-feira (26), em Brasília, mais um passo para federalizar o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, foi dado. Um acordo para a transferência da unidade de saúde, que atualmente é administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi assinado na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos hospitais universitários no Brasil.

O encontro teve a presença do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e da vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, que na segunda-feira (24) visitou unidades de saúde nos municípios de Teixeira de Freitas e Barreiras com a mesma perspectiva de federalização, além de representantes da universidade, Chesf e parlamentares.

Em Paulo Afonso, o HNAS em breve terá instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal com recursos oriundos de emendas parlamentares, garantindo assim uma ampliação significativa da assistência para a região, segundo Fábio Vilas-Boas. "Além dos leitos de UTI, em uma próxima etapa devemos contratualizar serviços de alta complexidade na área de cardiologia, neurologia, neurocirugia, ortotrauma, dentre outras", afirmou o Secretário

Federalização

O Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, é uma das unidades que foram visitadas na segunda-feira e devem ser incorporadas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), mas na avaliação da vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, a unidade que foi construída na década de 40 ainda precisa de estudos sobre a sua vocação. "Ele está operando dentro da sua capacidade e a transformação em hospital universitário precisa de avaliação técnica e acordos entre os secretários de saúde do município e do Estado, além da universidade. Ele será avaliado por uma equipe técnica e é possível fazer uma adaptação das estruturas existentes para outra função no futuro e, eventualmente, até construir uma nova área, o que depende da vocação que se pretende dar a esta unidade", pontua Jeanne Michel, ao ressaltar que um planejamento cuidadoso está em curso.

Ascom Sesab
hospitais/paulo afonso/federalização