Página Inicial > Notícias Cidadão Usuário > Rastreamento do câncer de mama está sendo feito em cinco municípios

Rastreamento do câncer de mama está sendo feito em cinco municípios

Dando continuidade às ações da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que hoje (09/11), as carretas estão nos municípios de Teixeira de Freitas, Coração de Maria, Serra Preta, Riachão do Jacuípe e Rafael Jambeiro. Nesta etapa, a meta é realizar mamografias em 9.300 mulheres, dentro da faixa indicada de 50 a 69 anos.

A estratégia itinerante, que começou em agosto, já realizou 46.846 mamografias. O diferencial desta estratégia é o acompanhamento das mulheres com imagens inconclusivas após a mamografia, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Na Fase I, as mulheres são identificadas pela Atenção Básica do município e encaminhadas para o exame em unidade móvel que irá a cada região pactuada.

O principal objetivo neste momento é mobilizar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, uma das causas mais frequentes de morte em mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para a Bahia 2.560 novos casos de câncer de mama, dos quais 980 ocorrerão em Salvador, somente este ano.

O Ministério da Saúde preconiza a mamografia a partir dos 50 anos, ferramenta de excelência que pode detectar o câncer de mama ainda na fase inicial, ainda em formação de microcalcificações. De acordo com os especialistas, diversos fatores estão relacionados para o surgimento da doença: idade (sobretudo a partir dos 50 anos), fatores históricos, fatores genéticos/hereditários, tabagismo, vida sedentária, menarca precoce e menopausa tardia, nuliparidade, obesidade, alimentação não saudável e o uso de anticoncepcional, sem orientação médica, são fatores de risco para o câncer de mama.

Ascom/Sesab

/saúde sem fronteiras/09-11-2015

 

Notícias Relacionadas

Youtube Flickr Facebook Twitter

Av. Luis Viana Filho, 400, Secretaria da Saúde, Centro Administrativo da Bahia - CAB, CEP 41.745-900 - Salvador/Bahia - Central de Informações: 71 3115-4199
Site desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia em plataforma Joomla em conformidade com a W3C. Ativo desde 22/12/2014