Notícias /

Pacientes do Cican assistiram apresentação da Osba em homenagem ao Dia da Mulher

26/03/2018 10:57

Ainda comemorando o Dia Internacional da Mulher, na última quinta-feira (22), 25 pacientes do Centro Estadual de Oncologia (Cican), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), assistiram a uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), no Teatro Castro Alves. Essas 25 mulheres fazem parte do projeto Sakura, que tem por objetivo ajudar pacientes, diagnosticadas com câncer de mama a atravessar momentos difíceis que vieram com a doença.

O Projeto Sakura tem por objetivo promover uma rede de apoio, através de um “círculo de mulheres”, no qual as pacientes oncológicas que fazem fisioterapia no Cican possam proporcionar, entre si, e/ou com auxílio de colaboradores, ações para melhorar seu estado físico, emocional, social e, consequentemente, maximizar sua qualidade de vida.

O Sakura foi construído pela equipe de fisioterapia do Cican, que é formado pelas fisioterapeutas Juliana Paranhos, Cerysmares Ribeiro, Neuma Rosário e Ivana Cedraz, a psicóloga Dora Marinho, a nutricionista Daniela Dantas e as pacientes Dilmeire dos Santos Amorim e Dejanira da Silva Souza.

Para a maioria das pacientes foi a primeira vez em um teatro.”Sakura” é a flor de cerejeira que significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade,a renovação e a esperança. Suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitá-la ao máximo.

O Sakura atualmente conta com aproximadamente 50 participantes e já realizou alguns eventos para estimular esse desenvolvimento bio-psico-social, como palestras sobre o empoderamento feminino, dia de beleza, book fotográfico, ida à praia, entre outros.

Para participar do projeto, os pré-requisitos são: Mulher com diagnóstico de câncer; ser paciente do Cican, estar disposta a participar dos eventos e contribuir com trabalho e estímulo à evolução do grupo. Basta preencher uma ficha de cadastro e participar do grupo.

 Fonte: Cican
/cican/projeto sakura

Notícias relacionadas