Patologias /

Anemia por Deficiência de Ferro

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Anemia por Deficiência de ferro (acesse  aqui)

CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10)

• D50.0 Anemia por deficiência de ferro secundária à perda de sangue (crônica)

• D50.8 Outras anemias por deficiência de ferro

Atenção: Para consultar as atualizações dos medicamentos e de CID-10 desta patologia, favor acessar o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP)

Atenção: Alguns medicamentos dessa patologia não estão contemplados para todos os CIDs. Solicitamos consultar o link da tabela SIGTAP acima.

Medicamentos
  • SACARATO DE HIDROXIDO FERRICO 100 MG INJETAVEL (POR FRASCO DE 5 ML)

Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do paciente;

Cópia de documento de identidade e CPF do paciente;

Cópia do comprovante de residência;

Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado (LME), adequadamente preenchido (deve ser renovado SEMESTRALMENTE);

Prescrição médica devidamente preenchida (deve ser renovada SEMESTRALMENTE junto com o LME);

Relatório médico com CID-10, informando os seguintes dados:

1. Ausência de critério de exclusão para uso do medicamento, conforme PCDT de Anemia por deficiência de ferro.

Exames para abertura de processo

Cópia do exame de dosagem de hemoglobina;

Cópia do exame com dosagem de Ferritina

Exames de monitoramento

Cópia do exame de dosagem de hemoglobina: Periodicidade: a cada 8 semanas.

Cópia do exame com dosagem de Ferritina. Periodicidade: a cada 3 meses.

Para as gestantes o controle de hemograma deve ser feito a cada 4 semanas. A ferritina deve ser realizada no final do sexto mês e no final da gestação.

Unidades de Referência

Capital

HEMOBA – Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia

End: Ladeira do Hospital Geral, s/nº – Vasco da gama, Salvador/BA; CEP: 40240-090

Tel/Fax da farmácia:3116-5671 /5606

E-mail: farmacia@hemoba.ba.gov.br

Interior

Bases Regionais de Saúde e Núcleos Regionais de Saúde (antigas DIRES)

Fluxo de acesso para Salvador

Fluxo de acesso para Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e/ou Bases Regionais de Saúde (BRS) - Antigas Dires

Observações

Todos os pacientes deverão passar por consultas clínicas de rotina, no mínimo a cada oito semanas, para acompanhamento da sua doença. Na gestação, o ideal são consultas com intervalo de três a quatro semanas.

Todos deverão ser acompanhados para a verificação da aderência ao tratamento e da avaliação dos efeitos adversos do ferro de uso VO ou IV.

Data atualização: 29/03/2021