Patologias /

Anemia na Doença Renal Crônica – Reposição de Ferro

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas na Anemia em pacientes com Insuficiência Renal Crônica – Reposição de Ferro (acesse aqui)

CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10)

– N 18.0 Doença renal em estádio final
– N 18.8 Outra insuficiência renal crônica

Atenção: Para consultar as atualizações dos medicamentos e de CID-10 desta patologia, favor acessar o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP)

Medicamentos
  • SACARATO DE HIDROXIDO FERRICO 100 MG INJETAVEL (POR FRASCO DE 5 ML)

Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do paciente;

Cópia de documento de identidade e CPF do paciente;

Cópia do comprovante de residência;

Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado (LME), adequadamente preenchido (deve ser renovado SEMESTRALMENTE);

Prescrição médica devidamente preenchida (deve ser renovada SEMESTRALMENTE junto com o LME);

Termo de Esclarecimento e Responsabilidade -TER; assinado pelo médico e paciente.

Relatório médico com CID-10, informando seguinte dado:

1. Ausência de critério de exclusão para uso do medicamento, conforme PCDT de Anemia na Doença Renal Crônica - Reposição De Ferro.

Exames para abertura de processo

Dosagem de Ferritina;

Hemograma

Saturação de transferrina.

Taxa de filtração glomerular

Exames de monitoramento

Dosagem de hemoglobina. Periodicidade: mensalmente.

Dosagem de ferritina e saturação da transferrina. Periodicidade: trimestralmente.

Unidades de Referência

Capital

HAN - Hospital Ana Nery

End: R. Saldanha Marinho, s/nº - Caixa D'agua, Salvador – BA, CEP 40320-010

Tel da farmácia: 3117-1877/1863

Horário: 7:30h às 16:30h

E-mail: farmacia.renais@gmail.com

Interior

Bases Regionais de Saúde e Núcleos Regionais de Saúde (antigas DIRES)

Fluxo de acesso para Salvador

Fluxo de acesso para Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e/ou Bases Regionais de Saúde (BRS) - Antigas Dires

Observações

Os pacientes devem ser acompanhados em serviços especializados de hemodiálise/nefrologia.

* O uso de ferro parenteral deve ser suspenso 7-10 dias antes da realização dos exames.

Data da atualização: 15/03/21