Patologias /

Angioedema associado à deficiência de C1 Esterase

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Angioedema associado à deficiência de C1 Esterase (acesse aqui).

CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10)

– D84.1 Defeito no sistema complemento

Atenção: Para consultar as atualizações dos medicamentos e de CID-10 desta patologia, favor acessar o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP)

Medicamentos
  • DANAZOL 100 MG (POR CAPSULA)

Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do paciente;

Cópia de documento de identidade e CPF do paciente;

Cópia do comprovante de residência;

Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado (LME), adequadamente preenchido (deve ser renovado SEMESTRALMENTE);

Prescrição médica devidamente preenchida (deve ser renovada SEMESTRALMENTE junto com o LME);

Termo de Esclarecimento e Responsabilidade -TER; assinado pelo médico e paciente.

Relatório médico com CID-10, informando:

1. Quadro clínico compatível com AEH

2. Ausência de critério de exclusão para uso do medicamento, conforme PCDT de Angioedema associado à deficiência de C1 esterase.

Exames para abertura de processo

Evidências bioquímicas: atividade da C1-INH e do complemento hemolítico total (CH50); e da fração C4 do complemento; ou Evidência genética: avaliação do Gene SERPING1.

Beta HCG (para mulheres em idade fértil).

Hemograma

AST/TGO

ALT/TGP

Creatinina

Fosfatase alcalina

Colesterol total e frações

Triglicerídeos

Exames de monitoramento

Atividade da C1-INH e C4. Periodicidade: Após o primeiro mês de tratamento.

Hematócrito, hemoglobina, AST/TGO, ALT/TGP, fosfatase alcalina, colesterol total e frações, triglicerídeos, exame qualitativo de urina. Periodicidade: a cada 6 meses.

Ultrassonografia abdominal. Periodicidade: anual.

Unidades de Referência

• Capital
  • CEDEBA- Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia
  • End: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/nº, Edf. Professor José Maria de Magalhães Netto, Salvador/BA
  • Tel da farmácia: 3103-6039/6040
  • Horário: 8h às 18h
  • E-mail: cedeba.farmacia@saude.ba.gov.br
  • Interior
  • Bases Regionais de Saúde e Núcleos Regionais de Saúde (antigas DIRES)

Fluxo de acesso para Salvador

Fluxo de acesso para Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e/ou Bases Regionais de Saúde (BRS) - Antigas Dires

Observações

Devem ser observados os critérios de inclusão e exclusão de pacientes neste PCDT, a duração e a monitorização do tratamento, bem como a verificação periódica das doses do medicamento prescritas e dispensadas e da adequação de uso.

Data atualização: 07/04/2021