Patologias /

Epidermólise Bolhosa Hereditária e Adquirida

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Epidermólise Bolhosa Hereditária e Adquirida (clique aqui)

CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10)

• Q81.0 a Q81.9 – Epidermólise Bolhosa Hereditária
  • L12.3 – Epidermólise Bolhosa Adquirida

Atenção: Para consultar as atualizações dos medicamentos e de CID-10 desta patologia, favor acessar o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP)

Medicamentos
  • GABAPENTINA 300 MG (POR CAPSULA)

• Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do paciente;
  • Cópia de documento de identidade e CPF do paciente;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado (LME), adequadamente preenchido (deve ser renovado SEMESTRALMENTE);
  • Prescrição médica devidamente preenchida (deve ser renovada SEMESTRALMENTE junto com o LME);
  • Termo de Esclarecimento e Responsabilidade -TER; assinado pelo médico e paciente.
  • Relatório médico com CID-10, informando os seguintes dados:
  • 1. Ausência de critério de exclusão para uso do medicamento, conforme PCDT de EPIDERMÓLISE BOLHOSA HEREDITÁRIA E ADQUIRIDA.

Exames para abertura de processo

• Biópsia de pele
  • Amostra de sangue periférico
  • Exames para solicitação condicionados à situação clínica do paciente, conforme PCDT:
  • Exames complementares podem ser solicitados de acordo com o FLUXOGRAMA ALGORITMO DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE EB (ver em documentos), de acordo com algumas especificidades de subpopulações.

Exames de monitoramento

• Hemograma, ureia, creatinina, sódio, potássio, cálcio, fosfatos, vitamina D, proteínas totais (albumina), fosfatase alcalina, zinco, ferro, ferritina, receptores de transferrina, reticulócitos, velocidade de hemossedimentação (VHS), volume corpuscular médio (VCM), proteína C-reativa (PCR), TGO, TGP, colesterol HDL, LDL e frações, hormônio folículoestimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio estimulante da tireoide (TSH), T4 livre, cortisol, progesterona, estrona, prolactina, de hidropiandrosterona (DHEA), androstenediona e testosterona Vitamina B12, carnitina e folato. Periodicidade: a cada 6 meses – 1 ano.

Unidades de Referência

Capital

Cimeb - Centro de Infusões e Medicamentos Especializados da Bahia

Parque Solar Boa vista

End: Rua Almirante Alves Câmara , s/nº - Engenho Velho de Brotas, Salvador - BA, CEP 40301-110

Tel da farmácia: 3116-4935/31171645

E-mail: cimeb@saude.ba.gov.br

Interior

Bases Regionais de Saúde e Núcleos Regionais de Saúde (antigas DIRES)

Fluxo de acesso para Salvador

Fluxo de acesso para Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e/ou Bases Regionais de Saúde (BRS) - Antigas Dires

Observações

É importante, para a correta identificação, classificação e planejamento do cuidado, que o indivíduo com EB seja avaliado por equipe multidisciplinar, a qual deve compreender médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, dentista e enfermeiro.

Temporariamente (como os medicamentos ainda não estão na tabela SIGTAP), os pacientes que precisarem dos medicamentos deste protocolo devem solicitar via protocolo de dor crônica.

Data da atualização: 06/11/2020