Patologias /

Síndrome de Ovários Policísticos

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome de Ovários Policístico (clique aqui)

CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10)

– E28.2 Síndrome dos ovários policísticos
– L68.0 Hirsutismo

Atenção: Para consultar as atualizações dos medicamentos e de CID-10 desta patologia, favor acessar o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA TABELA UNIFICADA DE PROCEDIMENTOS (SIGTAP)

Medicamentos
  • CIPROTERONA 50 MG (POR COMPRIMIDO)

Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do paciente;

Cópia de documento de identidade e CPF do paciente;

Cópia do comprovante de residência;

Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado (LME), adequadamente preenchido (deve ser renovado SEMESTRALMENTE);

Prescrição médica devidamente preenchida (deve ser renovada SEMESTRALMENTE junto com o LME);

Termo de Esclarecimento e Responsabilidade -TER; assinado pelo médico e paciente.

Relatório médico com CID-10, informando os seguintes dados:

1. Ausência de critério de exclusão para uso do medicamento, conforme PCDT de Síndrome de Ovários Policísticos .

Exames para abertura de processo

B-HCG (para mulheres em idade fértil)

Nível sérico de testosterona (para SOP) ou Ultrassonografia pélvica (para Hirsutismo)

Para diagnóstico diferencial:

17- hidroxiprogesterona, prolactina sérica, glicemia de jejum e após sobrecarga de glicose, sulfato de deidroepiandrosterona, TSH, colesterol total, HDL e triglicerídeos.

Atenção: Outros exames poderão ser solicitados para confirmação diagnóstica.

Exames de monitoramento

TGO, TGP e bilirrubinas. Periodicidade: a cada 3 a 6 meses

Unidades de Referência

Capital

CEDEBA - Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia

End: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/nº, Edf. Professor José Maria de Magalhães Netto. Salvador/Ba.

Tel da farmácia: 3103-6039/6040

E-mail: cedeba.farmacia@saude.ba.gov.br

Interior

Bases Regionais de Saúde e Núcleos Regionais de Saúde (antigas DIRES)