Saúde Digital Bahia

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam um papel transformador na gestão da saúde, sendo elemento-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na saúde e bem-estar, o que inclui a transformação dos sistemas de saúde em universais, gerando a tão desejada Cobertura Universal (Universal Health Coverage/UHC) proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a informação e comunicação é desenvolvida no território, ou seja, no local mais próximo da vida das pessoas, os municípios. Por isso, é fundamental que ela se oriente por princípios e estratégias que permitam a integração e interoperabilidade dos sistemas existentes no país que registram as ocorrências e agravos relacionados à situação de saúde do cidadão durante sua vida, e, efetivamente, promova o aumento da qualidade, da resolutividade e da humanização nos diversos aspectos da atenção à saúde.

Saúde Digital

A Saúde Digital tem como objetivo aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção à saúde, de forma a qualificar equipes, agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão, incluindo tanto a decisão clínica, de vigilância em saúde, de regulação e promoção da saúde quanto a decisão de gestão. A e-Saúde deve contribuir para que se atinjam os objetivos de saúde definidos pelo SUS, para que se demonstrem os resultados obtidos e, ainda, que se estimem os custos a eles associados. (BRASIL, 2017)

De forma mais ampla “e-Saúde” representa o contexto da prática de atenção à saúde facilitada e aperfeiçoada pelo uso de tecnologias modernas de Informação e Comunicação (TIC), considerando as aplicações dessas tecnologias na organização, gestão e agilidade dos processos de atendimento ao paciente, no compartilhamento de informações, na garantia de maior qualidade e segurança das decisões clínicas, no acompanhamento de pacientes, em políticas de Saúde pública, na compreensão dos fatores determinantes do bem estar do cidadão, na detecção e controle de epidemias, entre tantas outras possibilidades. (BRASIL, 2017).

Inteligência de Negócios

Nesta perspectiva, o Governo do Estado da Bahia tem avançado na estruturação de um parque tecnológico robusto, visando a melhoria consistente dos serviços de tecnologia em saúde por meio da disponibilização e uso de informação precisa, segura e em tempo real.

Para melhor gerir as informações e resultados na Secretaria da Saúde da Bahia, foi implantado um sistema de Inteligência de Negócios, conhecido como Business Intelligence, que permite acessar dados, em tempo real, de diversas unidades e setores da secretaria.

Clique aqui para acessar o sistema. Acesso restrito.